O ano novo começou!
- Juliana Machado
- há 2 dias
- 2 min de leitura
Ainda em ritmo de reflexões velhas...

Ano passado, em meados de setembro/outubro, aconteceu uma coisa engraçada lá por casa.
Minhas filhas me desafiaram numa competição de leitura. A começar daquele instante, quem lesse mais livros até dia 31/12, ganharia um prêmio a ser decidido mais tarde.
Eu achei genial.
Elas acham que eu leio muito. Eu me acho razoável.
Já fui melhor leitora, mas tenho me esforçado para não apenas ler mais, mas ler com propósito e diversidade. E 2025 foi um ano muito bom nesse sentido.
Na verdade, 2025 acabou sendo um ano bom em muitos sentidos.
Eu constatei isso quando fui revisitar a minha lista de livros lidos. Eu costumava ter ela em um arquivo separado no celular, mas faz alguns anos que eu abro uma nota no celular com o ano e coloco ali minhas metas para o período e, como sempre tem alguma relativa à leitura, anoto ali também os livros lidos.
Aqui pausa para esclarecer que faz tempo que mudei também como anoto minhas metas. Ali não tem mais um simples perder peso ou melhorar saúde. Tenho tentado colocar metas mais concretas como a quantidade de quilos que quero perder ou os aspectos de saúde que quero melhorar. Isso facilita ter a meta em mente ao longo do ano e saber direitinho quando eu tive sucesso ou pelo menos avaliar onde foi que deu errado.
Isso é bem importante para mim porque em regra eu acho que fui mal, um fracasso mesmo e isso só me coloca para baixo. O hábito é de ver o copo sempre vazio, sabe? A terapia me ajudou muito a mudar um pouco essa visão sobre mim, mas a verdade é que é um exercício que precisa ser consciente, não vem naturalmente. Ano passado não foi diferente.
Pois bem. Fui lá olhar minha lista de livros lidos em 2025 e encontrei também as minhas metas e qual não foi a minha surpresa ao perceber que em todas eu avancei consideravelmente!
Tinha meta de leitura, que eu superei de longe em quantidade e em qualidade,
Tinha meta profissional, que eu avancei consideravelmente (o que me fez escrever menos, mas faz parte),
Tinha meta de cuidados pessoais, que embora no fim do ano eu tenha vacilado mais, e foi a área na qual eu menos avancei, também fiz uma boa caminhada.
Não teve perfeição, sabe? Mas eu acho que o meu grande aprendizado foi esse: saber definir melhor o que almejo e avaliar melhor os meus resultados. As pequenas conquistas vão sedimentando o caminho das maiores e as derrapadas não me derrubam por completo.
Vale a pena! Eu valho a pena. Sei que você também!
Feliz ano novo, gente! Parece que agora ele começou mesmo!
_______
Obs. 1: O ano aqui em casa já começou de verdade, não teve aquela história de esperar o carnaval. Então as reflexões já acabaram, rs. Mas o texto estava escrito desde o início de janeiro, então taí. Que me sirva de lembrete para este 2026 que já chegou chegando.
Obs. 2: Nesse negócio de fazer metas ajuda também anotar num lugar onde as vejo com frequência. É um lembrete.
Obs. 3: Vale a pena ver os vídeos dos links. Juro.



Comentários