top of page

SOBRE MIM - O ESSENCIAL

a80857f8-e9dd-4101-bd42-8c5da5314e8a.jpg

Oi. Eu sou a Juliana.

Sou mãe da Cecília e da Alice, esposa do Marcelo, filha do Betoca e da Dorica, irmã da Janara e da Joice. Sim, eu sei que essa apresentação não é nada autêntica, mas falar da minha família diz muito sobre mim, com certeza sobre quem eu sou e como eu encaro o mundo. 

Eu adoro ouvir histórias. Adoro contá-las também, pela escrita ou pela voz. Sou meio esquecida, um pouco atrapalhada, mas muito esforçada naquilo que me importa. Não sei cantar mas canto, não sei dançar mas danço, não sei pintar mas pinto. Sou mais livre hoje do que quando jovem, e também mais interessante. Há um lado brega em mim e eu gosto disso. Gosto também de doramas, mais do que posso admitir por escrito. Não sou geek, mas sou casada com um e me sinto habilitada nesse campo. Amo picnics e atividades com as filhas - elas são na verdade a minha desculpa para novas experiências. Sou preguiçosa mas estou tentando criar juízo, mudando ao menos por fora. Nado contra a maré em muitos assuntos e não tenho problema com isso, mas não deixa de ser difícil. E é preciso dizer isso desde logo - sou da turma do "a favor": sou a favor da uva passa, do alho e do coentro.

Pronto, isso é o essencial. Espero poder dividir mais com o tempo.

 

A escrita sempre esteve presente na minha vida, como uma forma de organizar pensamentos e sentimentos e também de expressão própria. Mas era tudo sempre muito guardado, privado. Foi só com a maternidade que esse gosto ganhou impulso e coragem. Talvez porque aí eu tenha ganhado um excelente material ou porque aí eu freei o ritmo da vida, para acompanhar as minhas crias o melhor que eu pudesse, e esse novo tempo me fez observar mais os detalhes que antes estavam apagados ou distantes dos meus olhos, da minha atenção.

O que você recebe aqui, amiga leitora, amigo leitor, são ensaios desses detalhes, dessas memórias. Não sou escritora, então seja gentil na sua leitura e perdoe as incongruências. Esses ensaios partem da minha vivência do mundo, do meu contexto e ele às vezes é assim, um pouco caótico, meio bagunçado, mas tem sentido e profundidade que eu, na minha inexperiência de exprimi-lo, posso não conseguir traduzir muito bem. 

 

Esse é assim um espaço de ensaios, de testes, de divisão e compartilhamento de ideias e reflexões nesses que são os grandes temas de interesse da minha existência. É sobretudo um grande exercício.

 

Já agradeço o interesse e a gentileza até aqui. Agradeço ainda pelo seu tempo - sei que ele é escasso.

Que esses ensaios lhe sejam úteis para relaxar ou refletir é o meu grande desejo.

 

Brasília, agosto de 2021

Image by Andrew Neel
About: About
bottom of page