top of page
Image by Andrew Neel

ENSAIOS

de escrita, culinária, economia e finanças, bem-estar e reflexões sobre parentalidade

  • Foto do escritorJuliana Machado

Dia de beleza... e reflexão

Atualizado: 22 de mar. de 2023

A importância dos pequenos nada supérfluos


Foto em novembro de 2020

Havia ganhado um momento pra cuidar de mim. Mãe de duas, pandemia, fim de ano e tal, isto vira uma ocasião especial. Me organizei, escolhi um horário bom e lá fui eu para o salão.


Para a minha surpresa, ele estava lotado. Fiquei cabreira.

Uma movimentação que achei excessiva.

Ia reclamar, cancelar minha hora de imediato. Mas lembrei o quanto eu tinha demorado para chegar ali (e não me refiro ao trânsito, mas à oportunidade) e achei melhor pensar duas vezes. Puxei papo pra entender primeiro. Se fosse mesmo reclamar, queria fazer com propriedade.


O cabelereiro que estava me atendendo explicou: O salão está participando de uma ação solidária e recebeu 5 mulheres sem condições financeiras para cuidar. Mãos, pés, cabelos, maquiagem, se quiser tem até sessão de foto. Desculpe-nos o transtorno, disse, atencioso.


O tratamento era tão cuidadoso com aquelas mulheres que eu nem tinha reparado alguma distinção. Era para a iniciativa ter acontecido antes do horário comercial mais intenso, até porque todos os profissionais do salão estavam envolvidos na ação. Mas elas se atrasaram um pouco na chegada por motivos de ônibus que não passa e isso atrasou a programação, elas esclareceram, pedindo já muitas desculpas. Por isso o vucovuco.


Em pouco tempo tudo se acalmou realmente.

E eu fiquei aqui refletindo que se para mim, no auge dos meus privilégios, esse era um momento especial e raro, imagina para elas? Não é só o cuidado com o corpo, mas a atenção, o mimo, o cafezinho servido... são essas pequenas coisas, esses pequenos nada supérfluos que às vezes trazem alegria e fazem a vida mais leve!


No fim fiquei muito feliz de dividir com elas esse momento. Conversei com duas, meio tímidas e envergonhadas de estarem ali. Rimos, trocamos ideias sobre o momento em que vivemos. Falamos mal de algumas pessoas, é verdade, mas como uma delas me disse: é tudo merecido.


Voltei para casa aquele dia mais feliz, mais bonita, mais leve e esperançosa!

E anota aí mais uma reflexão pra fazer! O mundo tem jeito!


-----

Obs. 1: Não tirei foto delas porque não precisa expor, né? Fiquem com essa belezura minha mesmo.

Obs. 2: Sem máscara nessa época só para a foto.

18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Let me go

Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page